sábado, 21 de agosto de 2021

E gira a roda...

 Escrito originalmente em 31/05/2006.

Tenho ouvido muito sobre o tema moral ultimamente. Chego a pensar, como hipótese, que a moral é um conjunto de regras e costumes que emergem comparativamente nos meandros temporais de determinada cultura. A moral também é uma espécie de breque cultural das evoluções sociais que aparentemente são consideradas radicais.

A grande maioria dos defensores da moral foram, em alguma instância, seus próprios detratores. São pessoas que, quando mais jovens, aprontaram tudo e mais um pouco num movimento contrário aos freios e normas que ora defendem. Não é estranho vermos celebridades moralistas que usaram/usam drogas, prefeitos eleitos (de base evangélica) que promoveram/promovem orgiais, outros governadores que defendem bandeiras sociais mas são financiados por banqueiros, etc. etc. Impressiona o acúmulo de contrassensos e posturas hipócritas nesse sentido. Hum... Perceberam?

Certa vez, há alguns anos, eu disse numa conversa corriqueira: "Os socialistas brasileiros de hoje serão, em sua maioria, a classe média de amanhã". Essa atitude de quando jovem revolucionário e quando velho reacionário me faz chegar a uma nova anedota-relâmpago:

Eram os deuses brasileiros do PSDB/DEM?



Nenhum comentário:

Postar um comentário