sábado, 26 de junho de 2021

Cordialidade em Clèves?

 Escrito originalmente dia 25/04/2006

As teorias sobre a sociedade brasileira do final do século XIX possuem um ponto em comum. Tanto Raízes do Brasil quanto Ordem e Progresso e  Casa Grande & Senzala apresentam a cordialidade como um dado estrutural daquela realidade em formação. Por sorte, meu orientador (leia-se doktor father em alemão) é um especialista no tema. Por isso, sinto-me à vontade para falar de tal assunto nesse espaço virtual. 

terça-feira, 22 de junho de 2021

Don Diego

 Escrito originalmente em 21/06/2006

Era uma vez, num local muito distante, um jovem rapaz que passara toda sua infância solitariamente. Seus pais eram funcionários de uma grande empresa e somente davam atenção a ele durante o final de semana. Porém, solitariamente não significa solitário. Desde a mais tenra infância, Diego Armando estava em meio à ficção. Jogos, fitas, desenhos, tudo era oferecido ao pequeno menino e somente três coisas o interessavam: comida, futebol e aventura. Essa era a infância de Don Diego.

sábado, 19 de junho de 2021

Material de trabalho

 Escrito originalmente em 24-04-2006

Depois de duas semanas numa busca que parecia não render frutos, consegui encontrar um pequeno caderno em que posso depositar meus rabiscos a qualquer instante. Esse tempo sem colocar meus pensamentos no papel (local que considero mais seguro do que um blog) trouxe-me angústia nova, pois estava acostumado a colocar a mão no bolso e encontrar algum antigo caderno para anotar de tudo um pouco.